terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CRIAÇÃO DO TICO TICO EM CATIVERO




Muito resistente, o Tico-tico não exige cuidados especiais como vacinas e alimentação diferenciada. Comida fresca e água limpa bastam.

Caracterização
Mede 15 cm. Tem um pequeno topete com desenho estriado na cabeça, um colar ferrugíneo e garganta branca. É um dos pássaros mais populares e estimados no Brasil este-meridional.
Habitat
Habita paisagens abertas, campos de cultura, fazendas, jardins, até em pátios e coberturas ajardinados.
Distribuição
É abundante em clima temperado, como nas montanhas do Sudeste, até nos seus cumes mais altos, expostos a ventos fortes e frios; o habitat apropriado do tico-tico aumenta constantemente pelo desmatamento e drenagem, o pássaro torna-se facilmente sinantropo; penetra até nas cidades quando há ajardinamento suficiente. Ocorre do México, América Central, maior parte da América do Sul até a Terra do Fogo, com muitas lacunas. Está em todos lugares do Brasil, menos nas densas e úmidas áreas florestais, especialmente na Amazônia.
Hábitos
Entre os traços interessantes do seu comportamento figura a técnica de esgravatar alimento no solo por meio de pequenos pulos. Para removerem a camada superficial de folhas ou terra solta que recubra o alimento (sementes, artrópodes etc): perscrutando o terreno à sua frente pulam até 4 vezes consecutivas verticalmente sem alterar a posição das pernas e esgravatando o chão com ambos os pés sincronizadamente jogando para trás o material impeditivo. A tendência de executar tal movimento pelo tico-tico é tão forte que mesmo quando come algo sobre uma lage de cimento limpo ou num quintal pula da mesma forma.
Alimentação
É granívora, uma especialização considerada como uma evolução recente. Nota-se, ao mesmo tempo, uma sensibilidade reduzida em relação à sensação de amargo (nos padrões humanos), adaptação vantajosa para o consumo de sementes que são, muitas vezes, extremamente amargas.
Reprodução
Durante a reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos de sua espécie. Tornam-se assim fáceis vítimas de caçadores.
O ninho é uma tigela aberta e rala, feito de capim seco e raízes. A fêmea bota de dois a cinco ovos, que são de campo esverdeado com uma coroa de salpicos avermelhados no pólo obtuso.
Os tico-tico jovens estabelecem territórios entre o 5º e o 11º mês de vida.
Sofrem pesadas perdas de sua própria prole, pois o Chopim é uma ave parasita que retira os ovos do ninho do tico-tico e põe os seus. A pressão exercida chega a ser tão grande que, em certos locais, o tico-tico é eliminado.
Manifestações sonoras
Canto noturno e canto de susto: ao cair a noite emite um canto diferente, forte, caracterizado por prolongamento e acentuação das últimas notas, como: "hü, djü, djü ziü-ziü-ziü". O canto noturno causa impressão tão diferente do canto diurno que o leigo no assunto pode tomá-lo por vocalizaçõa de outra espécie de pássaro. O canto noturno ocorre de dia em situação de extremo susto, sendo produzido uma vez só, com todo o vigor.
Caça
A família Fringillidae é a mais procurada pelo comércio clandestino de aves silvestres.

Fonte: externa não divulgadahttp://www.youtube.com/watch?v=01ngMDolrwQ

26 comentários:

  1. por isso q eu vejo os tico aqui em casa cuidando dos chopin

    ResponderExcluir
  2. Tenho um casal de tico e tentei reproduzir em cativeiro mas a femia acabol bebendo os ovos en tão não tentdi mas !!! Serra q tem algum cuidado especial ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando isso acontece com alguma das minhas fêmeas eu não as coloco para acasalamento

      Excluir
    2. Tico tico canto cemitério alguém tem aí?

      Excluir
  3. Tenho um casal de tico e tentei reproduzir em cativeiro mas a femia acabol bebendo os ovos en tão não tentei mas !!! Serra q tem algum cuidado especial ?? O q devo fazer ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vc possui anilha Sispass para Tico Tico rasteiro? Estou precisando para meus filhotes.

      Excluir
    2. considera arrumar outra fêmea

      Excluir
    3. Bom dia talvez isso aconteceu por falta de calcio, é um sintoma mais tbm pode ser um costume d femea, tenta oferecer cálcio p ela e tenta novamente, osso d siba ,areia com casca de ovo e tbm tem o cálcio em remedio

      Excluir
  4. Como se diferencia o tico tico macho dá fêmea.

    ResponderExcluir
  5. Qual tipo de papinha posso da para meu tico tico filhote?

    ResponderExcluir
  6. Qual o valor de um Tico Tico rei macho!

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe dizer em média o valor?

    ResponderExcluir
  8. Quero saber como fazer para que a femiA alimentos filhote no cativeiro pós já perdi dois filhote de tico tico

    ResponderExcluir
  9. Meus filhos de tico tico morreram com três dias de vida me falaram que tinha que dar água mineral e não agua com cloro a femea alimentava direito sees que tem aver com a água..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que botar papa de frutas cristalizadas e tenebrio papa com ovos cozidos e Água filtrada

      Excluir
  10. Será que todos tico tico macho cria

    ResponderExcluir
  11. Bom dia alguém com filhote de tico tico pra doação???

    ResponderExcluir
  12. Doação modo de dizer valeu meu telefone 21:974361923

    ResponderExcluir
  13. Como proceder para comprar um casal de tico-tico?

    ResponderExcluir